Se te sentes perdido à procura do Produto Ideal…

Se te sentes perdido à procura do Produto Ideal…

Se te sentes perdido à procura do Produto Ideal. E regra geral, este é um tema que à primeira vista não parece ser um obstáculo. Aliás, a semana passada lancei uma sondagem nos meus stories a falar sobre este tema e 57% das pessoas que responderam que não era um obstáculo para o seu negócio.

Isto porque, normalmente criamos um produto sem grandes dificuldades. O que achamos complicado é divulgar e alcançar resultados com o mesmo, certo? Mas sabes que mais? Também é regra geral, quem diz não ser um obstáculo criar um produto ideal, ter mais dificuldades em vender.

Mais de 80% dos meus clientes procuram-me pois têm dificuldades em vender determinado produto. E esses mesmos clientes, já têm os produtos criados quando os vão vender. E não penses que é algo incomum. Eu própria fiz isso durante vários anos. Criava o produto e depois divulgava o mesmo.

Mas lembro-me de que quando comecei a ir a reuniões sem um produto pré-definido e definir o mesmo, assim como as suas condições, na reunião mediante as necessidades do cliente, as minhas vendas começaram a aumentar.

E é sobre isso mesmo que quero falar contigo hoje. A melhor forma de criares o teu produto ideal. Vamos lá!

O produto ideal é como arte

Não sou grande conhecedora de arte. Mas uma coisa que sempre observei foi que fossem escultores, fossem pintores e, por aí fora, por vezes estão várias horas com a sua obra totalmente em branco, certo? Não começam a sua obra de algo já criado.

E nos negócios é exactamente a mesma coisa. Todos nós temos a tendência de saber de antemão aquilo que o nosso cliente precisa. Achamos nós. E criamos seja o Marketing, seja o produto, mediante aquilo que nós achamos que vai resultar.

Aqui o problema será mesmo esse – criar o produto antes de o vender. Porque ao vendermos algo já criado, sem antes sabermos que necessidades reais existem, os nossos seguidores não se vão identificar com o nosso produto. E não compram. E enquanto eu ia às reuniões e podia definir o produto mediante as necessidades dos clientes, aqui não o vou fazer, se não souber antes as necessidades.

Entendes a ideia? Mas como deves então criar o teu produto?

Como criar o Produto Ideal

Antes de tudo, foca-te no cliente. Não te foques naquilo que tu achas que funciona ou que vai vender.

Aliás, assim que te focas no cliente, todo o teu negócio começa a mudar. Porque não só o teu produto começa a ser criado à medida dos interesses do teu público, assim como os teus conteúdos também serão sempre criados à medida dessas necessidades.

Claro que podes pensar “Ah mas assim vai demorar tempo até conseguir saber todas as informações para criar o meu produto”. Mas aqui a questão é, queres ter um produto que vende ou queres andar às voltas? É que o que muitas vezes acontece é até o profissional de Marketing que possas contratar, caso só queiras vender o produto, sem saberes quem é o teu cliente e que necessidades este tem, o mesmo não vai conseguir solucionar nada.

Portanto, se és aquele ou aquela coach que cria o produto de pois vende o mesmo, começa a fazer umas aletrações:

  • Cria o perfil do teu cliente ideal
  • Começa a divulgar quem és, o que fazes e quem queres ajudar
  • Pergunta aos teus seguidores várias coisas: que desafios enfrentam, que dificuldades estão a ter, que interesses têm e, por aí fora…
  • Retira essa informação e começa a criar conteúdo de acordo com essa informação e começa também compilar o Marketing do teu negócio
  • Cria uma oferta de acordo com a necessidade principal do teu público
  • Arranca com o lançamento do teu produto (sempre de acordo com as dificuldades e desejos do teu público) e vende o mesmo
  • Entrega o produto de acordo com o perfil que foste traçando das pessoas que te seguem
  • Á medida que fores fazendo mais lançamentos do teu produto, assim como continuares com a criação de conteúdo, vais retirando cada vez mais informação específica sobre quem te vai seguindo e aproveitas esses dados para o update do teu produto ou então podes sempre criar produtos complementares

Conclusão

Acima de tudo, o que tens de ter em mente é que se criares o teu produto e depois vendes o mesmo, não quer dizer que não alcances resultados. Porque podes alcançar. Mas será que vai ser um produto top dos tops? Á partida não.

Os grandes vendedores são aqueles que aproveitam todo o potencial do seu produto. Ou seja, são aqueles que fazem não só updates dos seus produtos mediante as informações que vão retirando de quem os segue como também começaram a criar os seus produtos do zero.

Começaram por ver quem são as pessoas que os seguem e depois mediante as necessidades destas pessoas, vão criando conteúdos, ofertas gratuitas e os seus produtos.

Faz sentido para ti? Agora conta-me tudo. Estás a criar o teu produto antes ou depois de vender? Diz-me aqui em baixo nos comentários.

Hoje ficamos por aqui mas, já sabes. Conseguires viver 100% do Coaching não tem de ser um mar de frustrações. Eu sei que existe muito a vontade de quereres colocar a máquina a mexer mas uma coisa te digo… desfruta mais do caminho e não penses tanto nos resultados.

Se preferires, coloco-te aqui em baixo o vídeo sobre o tema que também podes seguir no YouTube ou no Podcast 🙂

Até já!

Sara


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